5 gatilhos mentais para alavancar as vendas com um blog

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Você já ouviu falar em gatilhos mentais e sabe para que servem? Se você ainda não usa essa técnica em seus negócios, pode estar perdendo um grande potencial.

Os gatilhos mentais são técnicas que atingem um dos pontos mais profundos do inconsciente de uma pessoa. O objetivo deles é fazer com que uma pessoa passe a enxergar muito mais valor em algo que você esteja oferecendo.

Mas, mais do que isso, os gatilhos mentais não servem somente para que você possa vender um produto a mais para um cliente. O objetivo principal é criar um estreitamento no relacionamento onde você e o cliente saiam ganhando, e através dos gatilhos mentais você se torna capaz de fazer com que o próprio cliente acabe se convencendo.

Hoje, você aprenderá cinco gatilhos mentais essenciais para usar em seus negócios. Eles são:

  • Gatilho da escassez;
  • Gatilho da curiosidade;
  • Gatilho da simplicidade;
  • Gatilho do compromisso que você assume;
  • Gatilho da história que você tem a oferecer;

 

  1. Gatilho da escassez  Gatilhos Mentais

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O gatilho mental da escassez é utilizado indicando que um produto está em falta e que se o cliente não aproveitar aquela oportunidade única, provavelmente não terá outra chance.

Mesmo que o cliente não esteja precisando de um produto, a possibilidade de não poder mais encontrar aquilo pode fazer com que ele mude de ideia.

Por exemplo: você está vendendo um curso sobre marketing digital, mas a edição é limitada a um determinado preço. Se o cliente não comprar até o final de semana, pagará o triplo do preço.

Mesmo não sendo imprescindível, ele acaba mudando de ideia.

 

  1. A curiosidade fala mais alto

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Uma maneira de despertar a curiosidade das pessoas é usar uma informação que a princípio parece controversa com o que o senso comum diz.

Por exemplo, alguém que está buscando um modo de perder peso de modo saudável. O que o senso diz é quanto menos ela comer, mais rápido irá emagrecer.

No entanto, se essa pessoa comer mais alimentos termogênicos, mais proteínas e mais alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico, mais rápido ela perderia peso.

Então, você pode utilizar essa informação a seu favor, mas de um modo que desperte a curiosidade. Por exemplo: “Descubra aqui porque você irá emagrecer mais rápido comendo mais do que come geralmente”.

É mentira? Não, mas a informação está sendo dada de uma maneira diferente apenas.

 

  1. Tornando as coisas mais simples

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Uma pessoa pode montar o seu próprio negócio ou atingir seus objetivos de diferentes maneiras. Ou melhor, através de diferentes caminhos.

A escolha do caminho a ser tomado pode fazer toda a diferença, já que geralmente as pessoas vão optar pelo caminho mais certeiro, mas ao mesmo tempo mais curto.

A ideia do gatilho mental da simplicidade é fazer com que nos primeiros segundos você já tome a atenção do cliente indicando que o que você tem a oferecer vai facilitar o seu trabalho.

Seja uma apresentação em slides ou um vídeo, o ideal é que logo no início da apresentação você já use termos como, por exemplo, o caminho mais simples, poucos passos para atingir um objetivo, como fazer determinada coisa de maneira mais fácil, etc.

 

  1. Assumindo um compromisso

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Quando você assume um compromisso com o cliente, fica muito mais fácil para ele aceitar determinadas condições.

O mesmo acontece com um cliente. Quando ele assume um compromisso, deixa de procrastinar.

O gatilho mental do compromisso é também conhecido como a técnica do risco invertido.

Ou seja, você assume um compromisso com o seu cliente de que se ele não gostar do produto, não precisa se preocupar, pois terá todo o dinheiro de volta.

Você pode usar isso de várias maneiras. Em geral, empreendedores oferecem um mês para que uma pessoa faça uma avaliação completa, e se mesmo assim não gostar, pode ter o seu dinheiro de volta.

Assumindo esse compromisso com o cliente, ele fica menos propenso a enrolar consigo mesmo e finalmente coloca a mão na massa.

 

  1. A história por trás Gatilhos Mentais

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O gatilho mental da história geralmente é utilizado com o empreendedor contando a sua própria história de vida e toda a trajetória que o levou ao sucesso.

Ao ler ou ouvir a história, muitas vezes as pessoas se identificam com as situações pelas quais o empreendedor já passou, e isso desperta sentimentos e emoções na pessoa, mesmo que ela não tenha passado por aquilo ou mesmo que ela nunca tenha entrado em contato antes com quem está vendendo.

Assim, a pessoa pode ser motivada a comprar baseada na emoção, e não na razão.

Os gatilhos mentais são técnicas simples de serem usadas, e têm um poder maior do que você pode imaginar. Afinal, ele desperta uma região do cérebro que as pessoas não podem controlar: o inconsciente.

Você já conhecia os gatilhos mentais? Se você conhece outro, deixe no seu comentário abaixo, ou se ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários. E não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais!

 

Obrigado, e Sucesso!

Tiago Almeida

Empreendedor Digital há alguns anos, venho buscando as melhores formas de se trabalhar honestamente pela internet de modo a me sustentar e ter uma maior liberdade financeira.

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