Encontrando a palavra chave perfeita para os artigos

encontrando a palavra chave perfeita

Está iniciando agora o seu trabalho com rentabilização de blogs? Saiba que para Ganhar Dinheiro na Internet o primeiro passo é ficar bem posicionado, e é de total importância que você busque pela palavra chave perfeita para cada artigo.

Ficar bem posicionado no Google envolve uma série de aplicações técnicas de SEO On Page e Off Page, mas hoje falaremos sobre uma específica On Page que ajudará você a ganhar dinheiro na internet ficando em uma posição melhor.

Hoje, falaremos sobre como você pode encontrar a palavra-chave ideal para seus artigos. Apesar de existirem diferentes programas, alguns pagos e outros gratuitos, daremos um enfoque maior no Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords, que sem dúvida é um dos melhores.

Os primeiros passos para encontrar a palavra chave perfeita

encontrar palavra chave

A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Gmail, caso você ainda não tenha. Não há outro modo de acessar o Adwords.

Ao entrar no Planejador de Palavras-Chave, você precisará também inserir algumas informações sobre sua empresa / site para que possa dar início às pesquisas.

O passo seguinte é inserir na lacuna de pesquisa a palavra-chave que você deseja. Ela não precisa ser necessariamente uma palavra, podendo ser uma frase também.

Se você quiser buscar por palavras como, por exemplo, como ganhar dinheiro na internet (que são um pouco maiores) ou palavras como ganhar dinheiro, encontrará os mesmos resultados disponíveis.

Abaixo, você verá uma imagem sobre a palavra “ganhar dinheiro”:

Essa imagem representa o total das buscas por esse termo por mês. Ganhar dinheiro na internet é um termo bem procurado, mas é mais específico.

Acima, você pode perceber que o eixo vertical representa todas as buscas mensais por esse termo, independente do contexto.

E abaixo, você pode ver a relação entre os meses de busca. Você ainda pode pesquisar também por grupos de ideias de palavras-chave, uma aba que irá sugerir palavras derivadas do seu termo.

Mas os principais dados que você pode obter no Google Adwords são a concorrência e o CPC. Esses dados são ainda mais importantes do que a busca em si.

Principalmente se você estiver fazendo campanhas patrocinadas, precisará ainda mais desses dados.

A concorrência aponta se uma palavra é muito ou pouca concorrida, ou se a concorrência chega a ser média.

Isso é importante saber, porque reflete diretamente no CPC da palavra e no posicionamento em que seu blog pode ficar.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um blog sobre futebol, e decide usar a palavra-chave “chuteiras profissionais”.

Através de uma análise mais apurada, você descobre que a palavra já é amplamente usada pelo site da Nike, por exemplo, e que ela se encontra em primeiro lugar nas buscas orgânicas.

Sendo assim, não seria a opção mais indicada usar esse tipo de palavra. Isso seria como bater de frente com os grandes!

Já o CPC indica o custo por clique de uma palavra. Agora, você pode se encontrar em dois cenários diferentes:

  • Você possui um blog e está ganhando dinheiro na internet com cliques em banners. Usar uma palavra mais cara garantirá que o anunciante esteja pagando mais pelo clique. Ou seja, você ganhará mais dinheiro quando alguém clicar no seu banner;
  • Você está fazendo campanhas patrocinadas pelo Google Adwords. Assim, você deve optar por um CPC mais baixo, já que é seu próprio dinheiro sendo gasto com isso;

Dá para ganhar dinheiro na internet optando pela alta concorrência?

palavra chave perfeita

Veja, não é que você nunca possa usar palavras muito concorridas. Isso não é indicado para quem está começando e ainda não possui uma marca bem sólida no mercado, seja uma empresa ou um blog.

Porém, você ainda pode optar por palavras de cauda longa. Um nicho compreende um grupo grande com várias palavras-chave.

Dentro desse grande grupo, as palavras-chave de cauda longa geralmente fazem parte de 70% de todas as palavras.

Ou seja, 30% das palavras-chave estão sendo muito utilizadas pela concorrência. Caso você opte por palavras-chave muito concorridas, opte pelas de cauda longa, porque você ainda ganhará mais chances de obter muitos cliques mesmo não estando confrontando as marcas maiores.

O Google Adwords não é o único programa que você pode utilizar para isso. Programas como o SEMRush também são uma boa opção, mas o problema é que o gasto é um pouco alto por mês (aproximadamente US$200).

O Google Adwords é uma excelente ferramenta, e o melhor é que todas as suas funcionalidades são gratuitas.

Se você gostou do artigo, deixe o seu like abaixo, e não se esqueça de compartilhar em suas redes! Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Tiago Almeida

Empreendedor Digital há alguns anos, venho buscando as melhores formas de se trabalhar honestamente pela internet de modo a me sustentar e ter uma maior liberdade financeira.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *