Por que é tão importante escolher um nicho?

Como escolher um nicho

Em nosso último artigo, falamos sobre como é possível viver de blogs. Hoje, você aprenderá o que é necessário para ganhar dinheiro na internet de fato.

Alguns blogs (vamos tomar aqui como exemplo o marketing digital) escolhem ensinar as pessoas como ganhar dinheiro na internet através do marketing digital.

Porém, muitos deles não têm o menor direcionamento! Acabam até mesmo prestando um desserviço para quem não tem ideia de por onde começar a trabalhar nesse mercado.

Então, antes de qualquer outra coisa, lembre-se disso: focar em um nicho rentável é a coisa certa a se fazer!

E como saber se ele é rentável? Bem, isso você poderá descobrir no planejador de palavras-chave do Google AdWords.

Faça um experimento! Entre na ferramenta e digite alguns termos sobre diferentes nichos, como moda, marketing digital, culinária, esportes, etc. Observe qual deles é o mais procurado.

Para que você possa ter uma base, foque em nichos que possuam uma procura que gire entre 200.000 e 300.000 buscas por mês. Com certeza, estará optando por um nicho lucrativo!

Se basear por achismos no mercado digital é a pior coisa que você poderá fazer. Pode ser que você goste mais de falar sobre espécies de árvores ou marcas de carro.

Mas se o seu objetivo é ganhar dinheiro na internet, talvez precise redirecionar esse interesse!

 

Como buscar e escolher um nicho ideal e ganhar dinheiro na internet?

 

Porque é importante escolher um nicho

O primeiro item já foi dito acima. A primeira coisa a se fazer é buscar a procura de cada nicho no Google Adwords.

Para que facilitemos um pouco o seu trabalho, abaixo há uma lista dos nichos mais rentáveis e procurados no Google! Eles são:

  • Saúde;
  • Emagrecimento;
  • Moda e beleza;
  • Dicas para a saúde do homem / mulher;
  • Tecnologia;
  • Marketing digital;
  • Jogos e esportes;
  • Turismo;
  • Carros;
  • Relacionamentos;
  • Concurso público e ENEM;
  • Economia e finanças;
  • Gravidez;

Essa é uma lista dos assuntos mais procurados mensalmente no Google. Você pode conferir alguns termos no Google AdWords!

O segundo passo é descobrir o CPC médio das palavras. Mas o que é CPC?

  • O CPC é a sigla de custo por clique. Isso significa que se o valor é X, você receberá 60% do valor do clique enquanto os outros 40% ficam com o Google.

Se você está rentabilizando o seu blog, o ideal é procurar palavras com CPC mais alto, já que é você que estará ganhando.

Já se estiver anunciando no Google AdWords, seria mais propício procurar palavras de baixa competitividade e menores CPC’s!

O terceiro passo é descobrir nichos que possuam o CTR alto. O CTR é a razão entre os cliques que uma campanha recebe e o número de vezes em que os usuários a veem.

Você deve estar imaginando agora que esses dados podem ser mais imprecisos e difíceis de serem coletados. É aí que entra o Google Analytics! Mas, deixaremos esse assunto para um próximo artigo, já que pode ser bem extenso.

 

O que mais falta para o nicho ser perfeito?

 

Porque é tão importante escolher um nicho de mercado

Para que você possa efetivamente ganhar dinheiro na internet, o ideal é que o nicho tenha vários anunciantes pagando um preço alto por eles.

Além disso, um nicho precisa necessariamente ter maior facilidade para que possa ser ranqueado no Google!

Não adiantaria nada escolher um nicho se baseando nas condições já descritas e não conseguir ranquear muito bem (novamente lembramos a importância do SEO On Page e Off Page).

Isso que você acabou de ler seria a Fórmula Perfeita para Ganhar Dinheiro na Internet com um Blog. Mas, infelizmente, não é assim que a banda toca.

Seria maravilhoso se um nicho pudesse atender a todas essas exigências. Mas, para ser sincero, será quase impossível conseguir um nicho nas seguintes condições:

  • Alta procura e baixa competitividade;
  • CPC alto;
  • CTR alto;
  • Número grande de anunciantes;
  • Facilidade para ranquear;

 

Então, o que fazer?

A dica é: foque no máximo de coisas que você conseguir, mas não se desespere se um mesmo nicho não atender a todos eles.

Faça um jogo entre os tópicos. Se você tiver mais de um blog, foque em um deles no CPC e no CTR, e no outro um número grande de anunciantes mais a alta procura.

Claro que o Ideal não seria isso, mas você pode certamente ganhar no volume quando trabalhar com mais de um blog!

Lembre-se que focar em um nicho significa se tornar uma especialidade no seu assunto, o que se traduz diretamente para reconhecimento e ganhar dinheiro na internet!

Se você gostou do post de hoje, deixe seu comentários, e também se ficou com alguma dúvida. E não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Em breve, voltaremos com novos assuntos. Até lá!

Sucesso!

Tiago Almeida

Empreendedor Digital há alguns anos, venho buscando as melhores formas de se trabalhar honestamente pela internet de modo a me sustentar e ter uma maior liberdade financeira.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *